quarta-feira, 23 de março de 2011

Bombril a procura de novos públicos

Bombril a procura de novos públicos
Autor: Rafael Koshima

Acho que todos com mais de 16 anos vivenciaram a "era" Bombril, com comerciais engraçados e descontraídos feito por Carlos Moreno, em 1994 a campanha foi reconhecida como a maior série de publicidade e foi parar Guinness Book.

Em 2009, a Bombril faturou R$ 834.2 milhões, além de manter a maior fatia no mercado de esponja de aço, em 2003, a concorrente Assolan investiu 22 milhões e teve seu market share (cota de mercado) aumentado de 9,5% para 28% em pouco menos que 2 anos.

Com o aumento da concorrência e da diminuição da fatia do mercado a Bombril voltou a investir em publicidade e voltou a fazer filmes publicitários com Carlos Moreno, aparentemente a campanha não obteve o mesmo sucesso de 1994.

Para recuperar a fatia perdida, e aumentar as vendas de outros produtos a empresa aproveitou o gancho (Dilma a 1° presidente mulher eleita) e lançou a campanha "AME" (Associação das mulheres evoluídas).

Ao contrário de outras empresas que seguem com a mesma gama de produtos, a Bombril trocou de público alvo e foi buscar as futuras clientes, deixou de lado o tradicional público alvo e foi atrás de novos perfis de mulheres que além de trabalhar fora são obrigadas a ter a 2° jornada de trabalho em sua própria casa.

O que me fez chegar a essa conclusão foram as atrizes contratadas para fazer a campanha (Daniella Giusti, Mônica Iozz e Marisa Orth), mulheres essas, que ocupam cargos que tradicionalmente são masculinos, e outro detalhe importante são as mídias utilizadas, pois a campanha é desenvolvida na internet apesar de ainda haver filmes na TV. A campanha está no ar desde 19 de março deste ano (19.03.2011), agora é esperar para ver se a Bombril fez um boa estratégia ou o tradicionalismo vai acabar se mantendo.

http://www.artigonal.com/multimidia-artigos/bombril-a-procura-de-novos-publicos-4436810.html

Perfil do Autor

Eu sou Rafael Koshima, estudante de publicidade e propaganda na Universidade Metodista de Piraicaba e técnico em ADM pela Etec Piracicaba. Gosto do universo da publicidade e das novas ferramentas que nós publicitários estamos adquirindo para cada vez mais divulgar nossas idéias! O mundo tem de tudo e cabe a nós conhecer!

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